quinta-feira, novembro 25, 2010

GRANULOMA

   A Inflamação granulomatosa é um tipo especial de inflamação crônica se constitui de um substrato morfológico indicativo de algumas doenças infecciosas bacterianas, parasitárias e fungicas.
Neste caso trata se de uma resposta inflamatória  á presença de materiais inertes como talco, sílica, berílio, fios de sutura cirúrgica, ou ainda, agressões tóxicas, alérgicas,auto imunes, neoplásicas ou de natureza desconhecida. As principais células envolvidas neste processo são os linfócitos e macrófagos. A Partir da fagocitose desse material ,perdem a sua motilidade, fixam-se no local e se não forem destruídos pelo agente agressor se transformam estruturalmente e funcionalmente dando origem a um granuloma.
Este caracteriza-se por coleções compactas de macrófagos com diferentes graus de modificação e de transformação podendo estar associadas a outras células como linfócitos, plasmócito, mastócito, eosinofilos, fibroblasto além de células multinucleadas e necrose central.
Sendo assim o granuloma é a reposta primitiva, vista como mecanismo de ingestão e remoção de patógenos e irritantes.Da natureza desses agessores, com ou sem capacidade de induzir resposta imunológico, depende a evolução do processo e ainda a sua composição celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário